19 de dez de 2012

Aquário Autociclante

Um aquário autociclante é um aquário que não utiliza bombas, filtros e nem TPA's, ao invés disso, plantas naturais fazem a oxigenação e a filtragem da àgua.
 

Indicado até mesmo para iniciantes, um aquário autociclante exige muita paciência e um bom entendimento da biologia de um aquário, bem como do habitat natural dos peixes.
Basicamente, um aquário autociclante completa o ciclo do nitrogênio (Ciclagem), com as plantas absorvendo a maior parte dos nitratos existentes na agua, invés da utilização de TPA's. Para tal ciclo funcionar perfeitamente, é necessário limitar a quantidade de peixes no aquário, mantendo uma quantidade elevada de plantas para absorver o nitrato da àgua e produzir oxigênio para toda a fauna.
Tal equilibrio não é dificil de ser conseguido, basta apenas paciência e atenção na hora de controlar a fauna e flora do seu aquário, com medições constantes de Amônia, Nitritos e Nitratos. Se um ou mais destes elementos estiverem com níveis elevados após a ciclagem completa, significa que a proporção entre plantas e peixes não está correta. A solução pode ser adicionar plantas ou até remover peixes, dependendo do tamanho do aquário.
O controle do oxigênio é bem simples, se seus peixes não estão ''boqueando'' a superficie da água à procura de mais oxigênio, quer dizer que a quantidade dissolvida na água é suficiente.
É importante lembrar que peixes como os cascudos necessitam de movimento e mais oxigênio dissolvido na água, pois são peixes que na natureza vivem em corredeiras, além do que não tem a capacidade de ir à flor d'agua ''boquear'' para alarmar sua deficiência na respiração, portanto não é recomendado utilizar este tipo de peixe em um aquário autociclante, daí a importancia de se ter conhecimento do habitat natural dos peixes.

Aquário autociclante de 8 Litros

Montagem de um autociclante

Flora

Pode-se dizer que a flora é o agente mais importante de um aquário autociclante, as plantas é que farão a limpeza e a oxigenação da água, portanto é bom começar pela escolha das suas amigas verdinhas.
Procure plantas que exijam pouco CO2, pois se você está pensando em montar um aquário realmente Low Tech, somente plantas pouco exigentes terão boa saúde e consequentemente farão a sua parte muito melhor.

Substrato

O substrato de um aqua autociclante é de altissima importância para o sucesso do mesmo. Pode-se utilizar substratos ferteis, como em qualquer outro aquário plantado, porém a camada inerte deve receber um cuidado extra. Recomenda-se o uso de cascalho com diâmetro médio por volta de 5mm, para que facilite a entrada de resíduos entre as pedrinhas, favorecendo a ação das bactérias nitrificantes que ali se alojam. Por outro lado há quem prefira utilizar areia de rio para montar o substrato, que também parece funcionar para um sistema autociclante, porém é recomendável que se tenha algum tipo de peixe que revire a areia (como o Dojô), para que a sujeira produzida seja enterrada, o que além de tirar de vista restos de plantas, ração, entre outros detritos, favorecem também a ação das bactérias. Com o passar do tempo, esses restos enterrados se transformarão em substrato. O processo de formação desse material pode demorar cerca de seis meses, a partir desse momento, nota-se uma melhora considerável no desenvolvimento das plantas. Portanto, paciência.

Fauna

Não menos importante, a fauna deve ser composta no mínimo por uma pequena equipe de limpeza. Animais como as Ampulárias e os Otos são ótimos para manter um aquário livre de algas moles, além de consumir boa parte dos restos de plantas e rações. Lembre-se sempre de não utilizar peixes que necessitem de muito oxigênio, como os cascudos. No mais, escolha os animais desejados, lembrando sempre de respeitar o periodo de Ciclagem, apesar de ser um aquário ''autociclante'', no início ainda não há bactérias nitrificantes suficientes para eliminar toda a amônia existente na água.

Manutenção

A manutenção de um aquário autociclante não poderia ser mais fácil. Basta apenas repor a água evaporada, além de, é claro, alimentar os peixes. As plantas podem ser podadas normalmente Caso a água venha a ficar escura ou suja por qualquer causa, troque a água aos poucos, cerca de 10% diáriamente, para não causar uma alteração bruta na quantidade de nutrientes para as plantas, que por sua vez, precisam estar bem saúdaveis para manter a água oxigenada. Água escura não é sempre sinal de um ambiente não saudável, muitos peixes até preferem assim, mas é claro que não é o ideal para o aquarista. Portanto limpe, mas devagar. Caso haja excesso de sujeita sobre o substrato, pode-se fazer uma sifonagem leve. Lembrando mais uma vez que, caso o ambiente seja damasiadamente alterado, pode haver uma queda na quantidade de nutrientes e bactérias na água que afetará o desenvolvimento das plantas e consequentemente a Ciclagem.

Conclusão

Aquários autociclantes são muito desafiadores, requerem o máximo de paciência do aquarista com a natureza, mas no final é muito recompensador. Fazer um aquário trabalhar naturalmente pode não ser para qualquer um. Há pessoas que preferem usar a técnologia dos filtros e produtos para aquarismo assim como há pessoas que acreditam e apostam na auto sustentação da natureza.

Fontes

Esquema Sunshine de aquário autociclante

4 comentários:

Jéssica Letícia disse...

caro Amigo se possivel poderia me passar a lista dos nomes das plantas quem eu tenho que comprar... Todas plantas e sua função

Substratos para o fundo do aquario tbm areia cascalho ....

grato pela atenção

e se possivel nomes de alguns peixes que podem ajudar na manutenção do aquario tbm

Grato Alberto

Jéssica Letícia disse...

caro Amigo se possivel poderia me passar a lista dos nomes das plantas quem eu tenho que comprar... Todas plantas e sua função

Substratos para o fundo do aquario tbm areia cascalho ....

grato pela atenção

e se possivel nomes de alguns peixes que podem ajudar na manutenção do aquario tbm

Grato Alberto

Izabelle Fortes Mereirelles disse...

Oi. Estou fazendo um trabalho para Biologia na escola em que temos que montar um aquário auto - sustentável com o mínimo de interferência possível. Meu grupo ficou responsável de pesquisar sobre os decompositores. Você teria alguma coisa a me falar sobre o assunto?
Grata desde já Izabelle

Izabelle Fortes Mereirelles disse...

Oi. Estou fazendo um trabalho para Biologia na escola em que temos que montar um aquário auto - sustentável com o mínimo de interferência possível. Meu grupo ficou responsável de pesquisar sobre os decompositores. Você teria alguma coisa a me falar sobre o assunto?
Grata desde já Izabelle